sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Saudades?

Minha avó costuma dizer que não entende como algumas pessoas não sentem saudade. Saudade do que já passou e não volta mais, daquilo que se sentiu, do cheiro de um lugar, do sabor de um doce que ninguém consegue fazer igual. Mas estranhamente essa saudade tão comentada, essa coisa nostálgica que ás vezes causa angústia em alguns, ainda não me foi apresentada. E isso é para parar e refletir.

A palavra saudade tem origem no latin, “solitas, solitatis" que significa solidão. Pois é, acho que seria por isso que não sinto saudades, pois não me sinto só, pelo contrário, mesmo no meio da maior multidão de desconhecidos no centro da cidade, sinto sempre a presença de alguém, ou seja, de mim! Da mistura que somos formados.... Idéias, confusões mentais, loucuras, é tanta informação que carregamos que se fossemos conversar com a nossa própria pessoa, teríamos assuntos sem fim. Falaríamos da nossa infância, do cheiro de mar nas férias, dos assuntos mais irrelevantes, das manias estranhas que ninguém entende, das neuroses e crises, da alegria de estar amando alguém, do dinheiro que foi embora e das inúmeras besteiras que fizemos anos atrás. Pronto! Companhia melhor que nós mesmos não temos. Mas isso não é uma ode ao ser sozinho, solitário, é apenas um alívio sabermos que podemos contar conosco mesmo, afinal, se já chegamos até aqui sozinhos e caminhamos mais um tantão da mesma forma, podemos nos dar esse crédito, certo? Claro, que podendo contar com amigos a vida fica mais divertida, rica de novas informações e troca.

Saudade? Não, não é isso que sinto. Queria outra palavra.....pode-se dizer que tenho boas lembranças de tudo que passou pela minha vida e as coisas ruins que aconteceram....bom, isso a analista já me ensinou: pare de colocar numa caixa em cima do armário, lacrada e esquecida. Abra, tire tudo que está lá dentro, analise cada coisa feia, por mais que dê medo e aí assim guarde se quiser ou jogue fora...melhor, recicle! Quem disse que a nossa mente também não pode ser ecologicamente correta? E pronto....próximos capítulos!

3 comentários:

Maria disse...

Saudade é uma palavra linda e altamente poética. Pode ser relacionada com a solidão ou com qualquer outro sentimento, mas o que dizer, por exemplo, da saudade de uma coisa que nunca tivemos ?!
Bjkssss

Unknown disse...

vc escreve de uma forma cativante...um bj

Anônimo disse...

Pois eu sinto MUUUITA saudade!!! De tudooooo!!!
bjs